top of page

NOTÍCIAS

Chamada aberta para o número 3 da revista Sala 400:

 

Releituras, novos traçados: outros caminhos  para o moderno no Brasil

 

O próximo número da Sala 400 busca reunir trabalhos críticos e artísticos que operem movimentos de rasura, fratura, releitura, recusa ou pirataria sobre o que se considerou o moderno no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922. O uso do moderno enquanto palavra ou chave conceitual tem se colocado historicamente como um nó. Por vezes santificada, por vezes disparadora de correspondências não apaziguadas, abrindo-se de maneira inesgotável para aqueles que se propõem a questioná-la. 

Paul Preciado (2020) sugere que, em oposição à tentativa dos profetas e políticos de ocultar a historicidade das palavras para sacralizá-las, possamos devolver as palavras ao uso comum - tal como escreve Agamben -, para que possam ser reoperadas: “Isso supõe desfazer os nós do tempo, arrancar as palavras dos vencedores e devolvê-las à praça pública, onde elas podem ser objeto de um processo de ressignificação coletiva” (p.118, 2020).

Assim, em consonância com Preciado, propomos fazer da edição de 2022, 100 anos depois da Semana, um território possível para diálogos, confrontos e caminhos outros. Esta não é uma operação inédita, a própria semana de arte de 1922 pode ser lida enquanto uma abertura às contradições do mundo artístico. A história da arte não é diferente de nenhuma outra história: segue em disputa.

Neste sentido, as exposições Nakoada, realizada em 2022 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e Princípio Potosi Reverso, que ocorreu em 2010 no Museu Reina Sofia, são exemplares como processos de aproximações, afastamentos, tensões, rompimentos com as artes produzidas sob os títulos de moderno e, no caso da exposição ocorrida na Espanha, colonial. Estes casos também nos impulsionaram a compor uma constelação de trabalhos que operem esses movimentos a partir de lugares e cosmovisões outras.

O terceiro número da Sala 400 reunirá trabalhos em suportes diversos (imagens, experimentos sonoros, poemas, dramaturgias, artigos, vídeos) e o prazo para submissão fica aberto até o dia 15 de maio.

 

Referências:


1.Nakoada: estratégias para a arte moderna (9 jul – 18 dez 2022, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) Curadoria: Denilson Baniwa e Beatriz Lemos
https://mam.rio/programacao/nakoada-estrategias-para-a-arte-moderna/
2. Principio Potosi Reverso (12 de maio a 6 de setembro, Museu Reina Sofia) Silvia Rivera Cusicanqui.
https://www.museoreinasofia.es/multimedia/principio-potosi-reverso-silvia-rivera-cusicanqui

PRECIADO, Paul. A amnésia do Feminismo in Um Apartamento em Urano: crônicas da travessia. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. p. 118

Prazo para a entrega: 15/05/2023

Quero Publicar

bottom of page